

Qualquer mãe que tenha um bebê difícil de dormir de noite já foi para o Google ou para a livraria buscar soluções para seu drama. Há uma farta literatura sobre o assunto, em blogs, livros em papel, e-books, etc. Grande parte deste material apresenta soluções ao estilo “receita de bolo”. Ou seja, se você seguir realmente cada vírgula do que está escrito é “garantido” que seu bebê dormirá em X dias. Então você compra o livro, devora cada página e tenta colocar em prática o que acabou de ler. Você está confiante que dessa vez vai funcionar. Aí, na segunda noite do treinamento o seu bebê pega uma otite. Ou o seu filho mais velho tem uma crise de asma e você passa a noite no hospital. Ou… qualquer evento não planejado acontece e o livro não é muito específico sobre o que fazer neste caso. E então, de volta à estaca zero, você precisa começar novamente. Ou você percebe que o seu bebê não reage da maneira descrita no livro.
Acreditem, eu já li muitos manuais de sono para pais angustiados. A maioria deles apresenta uma “receita de bolo” que deveria funcionar para todos, desde que você faça tudo o que manda o manual. E para algumas famílias, realmente funciona. Mas não para todas. O que eu acho interessante sobre os manuais é que em caso de sucesso a glória é do autor do livro, que pensou em algo tão espetacular que funciona para todos (segundo a pesquisa dele, lógico). Mas se falha, a culpa é necessariamente da família, que não fez bem direitinho o que estava escrito.
Mais recentemente, começaram a surgir outros tipos de manuais, que pregavam que não precisamos deixar o pacotinho aos gritos. Soluções “sem choro”. Um desses livros é um conjunto de dicas e depoimentos sobre sono de bebês. Muito interessante, porém propõe uma solução sem choro e… sem sono também.
Pensando na minha própria família e em muitas famílias atendidas por mim que passam por esse problema, cheguei à conclusão que realmente não há como chegar a uma solução “receita de bolo” que funcione para todos. Essas soluções funcionam para alguns (eu diria para muitos), mas não todos. O problema é que nos casos em que não funciona também podem piorar o problema. Por sorte (ou instinto) as mães acabam sabendo que deixar o seu bebê chorar a noite toda só vai fazer tudo pior. Ou, ao contrário, que o choro deve durar 10 minutos e então a criaturinha se convence de que é hora de dormir, conforme diz no livro.
Mas então como é que eu faço? – você deve estar se perguntando. Acho que o melhor é entregar para as famílias o máximo de informação sobre o sono e o choro dos bebês para que eles possam, com ajuda dos profissionais que os atendem, decidir sobre a melhor solução para cada caso. Há aspectos sobre o desenvolvimento dos bebês, o sono e o choro que são mais ou menos universais. E há todo o resto, que varia de acordo com a criança e a família. Tem um ditado que diz que não há duas maçãs exatamente iguais, mas você nunca vai ver um abacate brotar de uma macieira. Há padrões de comportamento esperados para cada idade, mas estes padrões são largamente influenciados pelo temperamento de cada criança e pelo ambiente e tipo de estímulo que os cerca. Você certamente conhece histórias de bebês que acordam sorridentes no berço, não choram quase nunca e dormem sem drama. E outros que transformam todas as tarefas do dia em um pequeno campo de batalha: vestir, trocar, comer ou mamar, tomar banho, etc. Em algum lugar entre estes extremos está o seu pacotinho precioso. Crianças que são mais agitadas e choram mais precisam de mais ajuda para se acalmarem e se confortarem. Também tendem a ser mais persistentes e chorar por mais tempo. É pouco provável que métodos muito radicais de “deixar chorar” funcionem com essas crianças. Já com os mais tranquilos, cujo sono interrompido é mais um hábito do que uma necessidade, é muito possível que dê certo.
O fato é que cada um é livre para tentar o método que quiser, mas nunca perca o contato com seus instinto materno. E se algum livro ou blogo der um conselho que lhe pareça estranho, siga os seus instintos, converse com outras mães ou com os profissionais que atendem seu bebê. Seu pacotinho precioso é diferente de todos os outros pacotinhos precisos do planeta!
A propósito, gostaria de desejar a todas as mamães um dia especial e abençoado junto a seus pacotinhos (ou pacotões) preciosos. Feliz dia das mães!